Crítica | Supernatural | 9x03 | "I Am No Angel"

17:58:00 0 Comments A+ a-

SINOPSE: Ezekiel diz ao Dean (Jensen Ackles) que um grupo de anjos está caçando Castiel (Misha Collins). Dean e Sam (Jared Padalecki) correm para encontrar seu amigo antes que os anjos o façam. Enquanto isso, um Castiel sem-teto está tentando encontrar o seu caminho pela cidade e se depara com algumas surpresas inesperadas.
ESCRITORES: Brad Buckner & Eugenie Ross-Leming
DIRETOR: Kevin Hooks
Devil May CareAnterior|Próximo Slumber Party
Há muito tempo eu aguardava um episódio em que desse para conhecer mais o Castiel como alguém que não é só o anjo da guarda dos Winchester e que serve basicamente para os propósitos deles. Esperava por um episódio que nos mostrasse Cass como um indivíduo e isso não acontece desde The Man Who Would be King (6x20). 
Houveram piadinhas sobre a inabilidade social do Cass, como era esperado e trouxeram alivio cômico, como no momento em que ele pergunta ao homem se ele não se cansa de urinar. Amei o fato de ele ter usado o nome Clarence, embora ele não tenha entendido a referência (assim como Dean não entendeu). 
Porém, também houve um momento repleto de seriedade em que deu para perceber, mais do que nunca, que ele está perdendo a fé. A cena com a mulher na igreja foi bem elaborada e foi construída repleta de metáforas, que eu simplesmente adoro.
Bartholomew não me pareceu um personagem muito interessante a primeira olhada. Já estou ficando cansada dessa história de anjos como os malvados da temporada, porque parece-me filme repetido. Eles acham que estão fazendo isso para melhorar as coisas e colocar ordem no que está uma bagunça e querem fazer o que puder sem se importar com as consequências. Soa familiar? Michael, Zacariah, Rafael, Naomi...
A jogada com o Reverendo Bubby Boyle me lembrou um pouco o modo de agir dos leviatãs, utilizando-se da televisão e propaganda a seu favor. O Reverendo, coitado, está tão maravilhado por poder falar com um anjo do senhor que nem percebe que o Bart não tá pra coisa boa.
Me incomodou que o Reaper tenha vigiado por tanto tempo os Winchester para conseguir chegar até o Cass, porque eles não conseguiam mais rastreá-lo, mas a April conseguiu achar ele como então?
Aliás, logo percebi que ela não era boa coisa. Que tipo de mulher solteira e que mora sozinha abriga dentro de casa o sem-teto? Esse é o tipo de coisa que acaba lhe matando. E bem, ela acabou morrendo mesmo, mas isso não vem ao caso.
Ela fica tentado arrancar informações do Castiel por meio de tortura e acaba ‘matando’ ele assim que os Winchester entram pela porta. Depois que ela é assassinada, Ezekiel, é claro, traz o Cass de volta.
Oh, eu não disse que ele era um cara bom, ele salvou o Castiel. Se ele fez isso ele tem que ser bom, certo? Errado. A Ruby salvou o Sam incontáveis vezes, Metatron ajudou o Castiel. Há modo mais convincente de se mostrar confiável do que salvar o melhor amigo do Dean?
Eu realmente quero gostar do Zeke, mas há algo que não me deixa. É uma sensaçãozinha chata, porque, eu gostaria, pelo menos por uma vez, que as coisas dessem certo e que o Dean não fosse se culpar depois. Assim como ele vai ficar se culpando por um longo tempo por mandar o Castiel embora naquela cena final.



Esse é outro motivo pelo qual não consigo confiar no Zeke. Pensei que o esconderijo fosse seguro o suficiente já que ninguém nunca conseguiu rastreá-los até lá, mas ele não acha que isso vá impedir Bart. Se o esconderijo não é seguro e eles não podiam continuar com Cass por perto, por que salvá-lo? Não é como se ele vá ficar muito seguro andando por aí como um mendigo e totalmente indefeso.
O ultimato que o Zeke fez me deixou irritada, porque no momento que ele o fez eu já sabia qual ia ser a escolha do Dean. Ele sempre vai escolher o Sam, não importa em que circunstancia e isso é um fato consumado em Supernatural. Porém, ao meu olhar o Zeke pareceu mostrar as garras, porque ele tem um trunfo: se ele sair do corpo o Sam morre. Mas, será que ele um dia vai fazer isso? Será que ele está mesmo o curando ou ele só aparenta estar bem enquanto está possuído?
“I am no Angel” acaba com Dean mandando Castiel embora e se o olhar deles não quebrou seu coração você não tem alma. Dean mentindo agora não só para uma pessoa da família e sim duas. Espero pelo menos que ele tenha dado o telefone do Garth, arranjado um lugar para o Cass  e dado dinheiro para ele, ao invés de jogá-lo na rua novamente.
São muitas teorias e minha cabeça anda uma bagunça sem saber o que pensar. Só vou ficar sabendo com o decorrer dos episódios e o desenrolar dos fatos. Aguardo ansiosamente o retorno da Charlie em “Slumber Party” semana que vem.