[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su & Kate Roderick (Sem Spoilers)

18:09:00 2 Comments A+ a-



Páginas: 364
Editora: Verus
Titulo Original: The Secret Diary of Lizzie Bennet


  NOTA:  




“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de um esposa”

Essas são as palavras que iniciam O diário secreto de Lizzie Bennet, assim como um outro livro mais antigo que talvez você tenha ouvido falar: Orgulho e Preconceito. Isto porque esse livro é uma adaptação para os tempos modernos da aclamada de Jane Austen.
Tudo começou quando Hank Green (de Vlogbrothers, irmão de John Green) abordou Bernie Su com a ideia de trazer os personagens de Austen a vida no século XXI com a história contada através de vlogs no Youtube, criando uma atmosfera que permitia ao telespectador fazer parte da história ao interagir com os personagens por meio das redes sociais.
Essa ideia tomou forma e com trabalho árduo das pessoas envolvidas no projeto resultou no seu sucesso, um Emmy e em um livro que imerge o leitor/telespectador ainda mais no mundo e na cabeça de Lizzie Bennet, trazendo insights que o formato publico dos vlogs não podia abordar. 


A história segue Elizabeth “Lizzie” Bennet uma estudante de pós-graduação que tem a ideia de fazer um vlog como um projeto da faculdade e o que começa como uma forma de ganhar nota evolui para algo maior.
Neles ela fala das coisas que acontecem na vida dela e é quase sempre interrompida por alguém entrando em seu quarto sem permissão, o que permite algumas cenas maravilhosas.
Nos vlogs ela coloca aquilo que ela considera que podem ser vistas pelos outros, por isso, na web-série ficam algumas lacunas e que vão ser devidamente resolvidas pelo livro.
Por ser o Diário da Lizzie não há nada que ela precise esconder, sendo uma narrativa mais sincera e que é capaz de destruir alguns preconceitos em relação a alguns membros da família dela.
Nós temos uma visão melhor dos pais dela e percebemos que a caricatura da mãe dela passada pela Lizzie, embora tenha alguns argumentos fortes e bem fundados, está um pouco longe da verdade. Assim como a figura totalmente estoica que ela pinta do pai.
Há no diário explicações para o porque da Lydia ter perdido os privilégios com o carro (que não tem nada a ver com o que parece ser), as 48 horas de preocupação da Jane antes de voltar pra casa e mais importante de todos: a carta do Darcy.

 Além disso, o livro ajuda a entender melhor a relação dela com o Darcy e como ela se desenvolveu e principalmente os sentimentos da Lizzie em relação a ele.
Não imagino como um fã da web-série poderia não amar esse livro, mas ele é bem estruturado de uma forma que não precisa ter assistido para gostar dele.
Um novo livro vai ser lançado em breve do ponto de vista da Lydia para contar o que acontece depois de onde esse livro parou e como ela está superando o que aconteceu com ela. Preciso dizer que estou super ansiosa para esse também?




2 comentários

Write comentários
4 de agosto de 2015 às 19:21 delete

Oi Laura!
Confesso que romance não é me gênero preferido, por isso não gostei tanto de Orgulho e Preconceito. Mas essa história repaginada parece ser bem interessante!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Reply
avatar
Laura Lins
AUTHOR
5 de agosto de 2015 às 14:34 delete

Não é o meu gênero preferido também. Eu tenho uma relação amor/ódio com o original de Jane Austen. Gosto do livro, mas sempre prefiro as adaptações. Entendo que para a época que foi escrito era revolucionário e aborda temas muito bons, mas a leitura é um pouco parada.

Essa é minha adaptação preferida, principalmente por ser uma pessoa que gosta muito de assistir videos no youtube.

Reply
avatar