[Crítica] CD 1989 de Taylor Swift (Versão Deluxe)

17:13:00 0 Comments A+ a-



Em um país onde ninguém mais parece comprar CD’s, resolvi fazer exatamente isso. Estava andando pelas Lojas Americanas no Shopping com meu irmão, enquanto minha mãe comprava algo, e comecei a pensar como nunca mais havia comprado nenhum DVD ou CD dos meus filmes e artistas preferidos. Com aparelhos de TV a cabo que gravam filmes e aplicativos para ouvir música, nunca mais havia sentido a necessidade de comprá-los.


Isso mudou quando meu irmão começou a me apontar DVDs nas prateleiras. Quando encarei-os já senti o dinheiro voando do meu bolso. Não teve jeito.
Uma das minhas compras foi o CD 1989 de Taylor Swift versão Deluxe e estou simplesmente apaixonada por ele. Já havia escutado algumas das faixas anteriormente, mas vale muito a pena ter o CD. O material é de muito boa qualidade e vem com uns mimos especiais para aqueles que compram a versão deluxe. Há faixas bônus no CD além de fotos polaroid da Taylor com letras escritas abaixo delas. 

1.     Welcome to New York
“Quando largamos nossas malas pela primeira vez
No chão desses apartamentos
Pegamos nossos corações partidos
E os trancamos em uma gaveta
Todos aqui eram outras pessoas antes
E você pode querer quem você quiser
Meninos e meninos, meninas e meninas”
Para todos aqueles que reclamavam que ela só escrevia sobre garotos, esse foi um tapa na cara. É uma ode não só a cidade de Nova Iorque, mas também a liberdade que a cidade representa.
        
2.     Blank Space

Tenho uma longa lista de ex-namorados
Eles te dirão que sou maluca
Mas eu tenho um espaço em branco, querido
E escreverei seu nome

                Uma das minhas músicas preferidas do Álbum e com o vídeo com mais de 1 bilhão de visualizações, é um recado da cantora pra o modo como a mídia a apresenta como alguém cuja a única ocupação é namorar pessoas com quem ela já sabe que o relacionamento não vai funcionar só pra depois escrever músicas sobre eles. Na música e principalmente no vídeo, ela se coloca no papel de maluca, de “Serial-Dater” nas palavras da própria Taylor.
         O ritmo e a letra tinha tudo para ser o grande Single do CD e mostra bem o tom do resto das músicas. Esse não é um CD pra falar de namorados (com Style sendo a excessão que confirma a regra), é pra falar de sentimentos, crescimento e da experiência de vida que ela tem aos 25.

3.     Style
“E eu deveria te dizer para ir embora, pois eu
Sei exatamente onde isso vai parar, mas eu
Assisto enquanto damos voltas e voltas”

É uma música divertida, mas, para mim, não tem nenhum destaque maior em relação as outras. O Clipe é lindo, porém.

4.     Out of the Woods
Você tirou uma Polaroid de nós, e eu descobri
O resto do mundo era preto e branco
Mas nós estávamos gritando em cor

5.     All you had to do was stay
Pessoas como você sempre querem de volta
O amor que deixaram de lado
Pessoas como eu vão embora para sempre
Quando você diz "adeus"

É divertida e bem fofinha. Adoro o gritinho de “staay” no fundo da música.

6.     Shake it Off
Hey, hey, hey
Apenas pense enquanto você fica
Reclamando desses mentirosos
E esse traidores horrorosos neste mundo
Você poderia estar se acabando nessa batida incrível

A vida das pessoas seria muito melhor se elas pudessem seguir o conselho dessa música. “Eu aprendi uma lição bem dura de que as pessoas podem dizer o que querem sobre nós a qualquer momnto e não podemos controlar isso. A única coisa que podemos controlar é a nossa reação a isso”  (Taylor)


7.     I wish you Would
Você diz, "está no passado"
E continua dirigindo
Você acha que eu te odeio agora
Pois ainda não sabe tudo aquilo que eu nunca disse

8.   Bad Blood

Você achou mesmo que ficaríamos bem?
Ainda tenho cicatrizes em minhas costas de suas facadas
Então, não pense que está no passado
Esse tipo de ferida, dura
E está durando, agora

Quando está com raiva ou magoada a Tay Tay escreve as melhores “músicas de vingança”.  É sobre uma amiga que a traiu e me identifico muito com essa música, infelizmente. É daquelas músicas que dá vontade de cantar a plenos pulmões.


9.     Wildest Dreams

Diga que se lembrará de mim
Ali parada, em um lindo vestido
Encarando o pôr-do-sol, baby

É uma música mais calma que tem um tom meio obscuro.

10.     How you get the girl

E agora você diz
Eu te quero, nos momentos bons e ruins
Eu esperarei por todo o sempre
Parti seu coração, eu o reconstruirei
Eu esperarei por todo o sempre

É uma das minhas músicas preferidas, mas acho que ela teria se encaixado melhor em RED do que em 1989.

11.     This Love
Este amor é bom, este amor é mau
Este amor está vivo, ressurgiu dos mortos
Essas mãos tiveram que libertá-lo
E este amor voltou para mim

Para mim, essa é a música esquecível do álbum. Não é ruim, mas não é boa ou animada o bastante pra ser lembrada por mim.

12.     I Know Places
Eles são os caçadores, nós somos as raposas
E nós corremos
Apenas pegue minha mão, e nunca largue
Meu amor

A minha preferida. Por coincidência, ou não, é escrita junto com Ryan Tedder, vocalista do One Republic que eu simplesmente amo. É bem dark e intrigante. Totalmente viciante.

  
13.     Clean
Não havia nada mais a fazer
Quando as borboletas se tornaram poeira
Elas cobriram todo o meu quarto

Então, eu abri um buraco no telhado
Deixei que a correnteza levasse embora as fotos com você
A água encheu meus pulmões, eu gritei tão alto
Mas ninguém ouviu som algum

Descreve um processo de separação onde a pessoa que você ama é como uma droga e a música segue o que acontece até que você consiga se manter “limpa”. Amei !!!

14.     Wonderland
Eu tentei te encontrar, mas você já tinha ido
Eu sabia que deveria voltar para casa
Você rodou o mundo procurando por algo a mais
Que te fizesse sentir como aquilo que tínhamos
E no final, nos País das Maravilhas
Nós enlouquecemos

Uma das que mais gosto. As referencias ao país das maravilhas não fica só no titulo e traz uma melodia bem viciante.

15.     You Are In Love
A música descreve como é a sensação de estar apaixonada. Assim como This Love é bem calma e introvertida, mas gostei mais de  You are in Love.

E agora, você entende o por quê
Eles perdem a cabeça, e lutam as guerras
E o motivo de eu ter passado toda a minha vida
Tentando colocar isso em palavras

16.     New Romantics

Corações partidos são nosso hino nacional
Nós o cantamos com orgulho
Estamos ocupados demais dançando
Para sermos derrubados
Baby, somos os novos românticos
As melhores pessoas, na vida, são livres

Fecha com chave de ouro o Álbum. É bem descontraída, animada e sobre aproveitar a vida.

E você já ouviu as músicas? O que achou?