Crítica | Shadowhunters 2x04 - Day of Wrath

21:01:00 0 Comments A+ a-


Sinopse: Clary continua a lutar contra a nova ordem dos Shadowhunters enquanto Jace fica preso na Cidade dos Ossos. Clary ajuda Alec e Isabelle a perseguir um demônio poderoso. Jocelyn tem uma proposta para sua filha enquanto Raphael e Simon procuram por Camille.
(Aperte “continue lendo” para crítica sem spoilers)

Parabatai Lost  Anterior| Próximo  Dust and Shadows

Hoje nós vamos fazer algo diferente. Quem geralmente faz essas críticas da série é Laura Branco, mas no momento ela está incapacitada por uma raiva profunda do episódio em questão e não consegue formular um post coerente. Seus pensamentos variam entre “mas que bosta” e/ou uma série de palavrões que não devem e não vão ser repetidos.
Desse modo, a tarefa ficou nas minhas mãos, já que não tive uma reação tão terrível ao episódio e me diverti com ele mais do que achei que faria.
Esse foi o episódio em que eles realmente tomaram um caminho diferente dos livros e, até o momento, tenho sentimentos conflitantes em relação a isso. Por um lado, diferenciar-se do material de referência de uma adaptação é algo que sempre é mal visto pelos fãs em geral. Por outro lado, uma adaptação que seja muito fiel faz com que nós já saibamos tudo o que vai acontecer, deixa a experiência muito previsível.
Sendo assim, parte de mim viu o episódio e ficou gritando internamente sobre como tudo estava diferente e errado. E a outra parte? Está muito feliz com isso. Acho que apesar dos pesares, a segunda temporada da série está indo por um bom caminho. Enquanto a primeira foi uma mescla de não seguir os livros e agradar os fãs com pequenas cenas e falas citadas palavra por palavra, eu sinto que os escritores estão encontrando sua voz na história, mudando aquilo que eles acham necessário e criando coisas novas.
Apesar de eu não concordar com algumas das mudanças, acho que elas são para melhor e sabe por quê? Finalmente, Shadowhunters está parecendo uma série de verdade.  O ritmo, a cinematografia, os efeitos especiais e principalmente os personagens, parecem mais orgânicos do que nunca. E não dá pra ouvir mais o sotaque britânico do Dom!
Porém, você não veio aqui pra ouvir meu discurso retórico e sim pra saber do episódio. Então, sem mais delongas, vamos discuti-lo.

Nós começamos o episódio com uma cena com um plano de estabelecimento (establishing shot) nos permitindo visualizar o cenário em que Clary se encontra. Desse modo, nós podemos ver a Cidade dos Ossos, que parece muito mais bem feita do que da última vez.
Clary está na cidade dos ossos para conversar com Jace, mas ele não quer conversa. É interessante ver como o Jace da série é diferente do Jace do livro. Esse Jace parece muito mais vulnerável, mais humano, enquanto o outro, se escondendo por trás de observações sarcásticas, por muitas vezes, parece mais um deus (ou anjo) do que humano. Pelo menos nesse ponto da história nos livros, era assim que eu me sentia em relação a ele.
Jace também percebeu algo muito importante: o ponto fraco dele é Clary. Valentim sabe disso e já a usou para manipulá-lo. E a única maneira de Valentim não ter poder sob ele é afastando a Clary. Teoricamente, ele está certo, só não sei se na prática isso vá funcionar.
Jocelyn foi obrigada convidada a ir para Idris pela Clave e chamou Clary para ir junto. Para quem acompanha meus comentários da série no twitter, não é segredo nenhum que essa versão da Jocelyn nunca me agradou, mas foi bom ver Clary e a mãe conversando como duas pessoas civilizadas, para variar. Principalmente, considerando o que aconteceu depois com Jocelyn.
Aliás, esse é um dos pontos em que você tem que suspender a sua descrença e acompanhar a história, porque se ficar pensando em como tudo é improvável, isso só vai lhe irritar profundamente. Você tem que aceitar (ou pelo menos tolerar) que é possível haver um demônio que possui pessoas e as obriga a matar outras. Um demônio que não é detectado por nenhum sensor no instituto e nem pelo colar da Izzy, e que de alguma forma os Caçadores não possuem uma runa anti-possessão – que seria claramente a primeira a ser inventada para um grupo que ganha a vida caçando demônios.

Se você aceitar/ignorar isso a sua experiência fica melhor e mais divertida. Ou você pode fazer como eu e contar piadas para minimizar a “ridicularidade” da situação.

Quanto a situação entre Magnus e Camille, ter ela salvando a vida dele foi uma forma dos escritores humanizarem um pouco ela à medida que também estava “justificando” o fato de uma pessoa tão boa ter passado tanto tempo com alguém tão cruel – principalmente porque a relação deles tem milhares de bandeiras e cheira a abuso e chantagem sentimental por parte de Camille.
        Por isso, foi ótimo ver Magnus tomando uma posição e mandando ela para Idris. Sobretudo porque mesmo dentro de uma jaula e tendo ouvido os argumentos dele (que estavam corretíssimos por sinal) ela usou as inseguranças e a solidão dele para tentar manipulado - e nada tira da minha cabeça que ela também tentou usar o Encanto.

As cenas de tortura do Raphael e do interrogatório do Jace na Cidade dos Ossos, estão melhor analisados nesta minha postagem (link), mas em breves palavras: ou Victor Aldertree é Sebastian disfarçado ou alguém sádico com um estranho interesse em saber sobre relações incestuosas.
Em resumo, esse foi um episódio de mortes desnecessárias, tentativas de suicídio (por Jace e na história do Magnus), tortura,  possessões demoníacas totalmente improváveis e uma morte de um dos pais da protagonista – que só serve para criar drama e perpetuar o clichê dos livros de fantasia jovem-adulto.

Próximo episódio – “Dust and Shadows”



Notas & Devaneios
- Eu já tinha até esquecido da existência do Hodge e ele mal apareceu, já morreu.
- Alguém precisa urgentemente fazer um gif da corridinha estranha que a Clary teve que fazer pra conseguir acompanhar o Alec.
- Clary: “Seria incrível ficar livre de mim, não?”
  Alec: “Não fui eu quem disse isso. Foi você”
- Quero só ver o que vai acontecer quando Valentim descobrir que o ataque que ele orquestrou acabou ocasionando a morte da Jocelyn. 


Sempre que assisto um episódio comento as cenas no twitter @laura_geek.  Me segue lá e a gente pode discutir o episódio juntos.