TOP 5 Wednesday | Livros que tive que ler para a escola

20:45:00 1 Comments A+ a-



Olá pessoal, hoje no TOP 5 Wednesday o tópico são leituras obrigatórias, ou seja, aquele livros que foram indicados pelos professores no colégio. Onde eu estudava não era muito costumeiro mandar livros inteiros para os alunos lerem. Nossas aulas de literatura aconteciam quase completamente em torno da história dos movimentos literários brasileiros e a análise de apenas trechos das obras de vários autores.


Sendo assim, tive que buscar fundo na cabeça pra encontrar livros suficientes para colocar na lista e um deles eu nem ao menos gostei.

            5.   Vidas Secas de Graciliano Ramos
Esse é um livro que posso dizer que li apenas porque era obrigada. Não consegui ter interesse algum na história e ele é muito tedioso. O livro parece ser feito quase que completamente de descrições e não parece acontecer nada durante o livro inteiro. Objetivamente entendo o que Graciliano queria fazer ao escrever o livro como escreveu, mas eu não consigo gostar dele. 



4. A Hora da Estrela – Clarisse Lispector
Tive que ler este livro e Vidas Secas no meu ultimo ano de colégio e tenho uma queixa parecida em relação a ele: nada parece acontecer. Porém, ao contrário de Vidas Secas, a história é narrada de um jeito que prende o leitor e o final lhe deixa pasmo. 


3. As Memorias da Emília – Monteiro Lobato


Esse e o livro a seguir eu li – se não me engano – na quarta série (quinto ano). A professora nunca nos mandou ler as Memorias de Emilia, na verdade ela li alto na sala perto do fim da aula, mas minha mente curiosa não aguentou e li o livro em casa. 




2. O Rapto das Cebolinhas – Maria Clara Machado
Esse foi o primeiro livro de mistério que eu li na vida. Nós íamos apresentar uma peça – que por algum motivo que não lembro direito acabou não dando certo – e todos tinham que ler. Amei esse livro de paixão. Gostava tanto, que quando perguntei a minha mãe (com o livro já na lista) se ela lembrava de algum livro que eu tinha sido “obrigada a ler na escola”, ela me respondeu  “aquele das cebolas”. 


       1.   O Mundo de Sofia – Joastein Gardner
Não sei bem se isso é trapaça, mas eu já tinha lido O Mundo de Sofia muito antes de ter que lê-lo para uma aula de filosofia do 2º ano do Médio. Li quando tinha 11 ou 12 anos e me apaixonei por ele. Desde então já devo ter lido quatro ou cinco vezes e é de longe minha leitura preferida da lista. 



O que você responderia no seu TOP 5? Houve algum livro que você foi obrigado a ler, mas acabou se apaixonando?  


1 comentários:

Write comentários
14 de agosto de 2015 às 09:59 delete

Oiii Laura!
Não tive que ler nenhum desses livros na minha longínqua época de escola, mas gostaria muito de ter lido A Hora da Estrela e O Mundo de Sofia. Com certeza eles fazem parte da minha lista de desejos literários!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Reply
avatar