O que faz você amar um livro?

16:58:00 0 Comments A+ a-


Você já leu um livro e ficou totalmente apaixonado por ele, mas ninguém mais pareceu gostar do livro tanto quanto você? Já pensou que talvez haja algo que faz com que esse livro seja tão especial pra você e não para o resto do mundo?

Um dos livros favoritos – se não o livro favorito – da minha mãe é Vidas Secas de Graciliano Ramos. Eu, pelo contrário, odiei absolutamente o livro quando tive que ler para a escola. Contudo, um dia, enquanto conversávamos sobre ele, chegamos à conclusão de que a razão pela qual eu não concordava com a opinião dela sobre o livro era porque ele não conversava comigo do mesmo jeito que conversava com ela.

Na vida dela, minha mãe reuniu experiências que influenciam grandemente a maneira como ela enxerga o mundo e como ela lê Vidas Secas.  No curso da infância e adolescência em interior de uma cidade do nordeste, ela conheceu pessoas que compartilhavam de uma situação parecida – ainda que não igual – a de Fabiano e de Sinhá Vitória. Famílias que não se comunicavam, em uma casa repleta de silêncio.

Quando Graciliano Ramos descreve as cenas, cada palavra fala com ela de uma forma que nunca poderia falar comigo que não experienciei as mesmas coisas.  

Isso me fez pensar sobre o porquê amamos os livros que amamos, e porque odiamos outros, aparentemente sem razão. Minha teoria é que amamos os livros que nos tocam de alguma forma – mesmo que nós não consigamos, por vezes, explicar o porquê. São aqueles livros que permeiam nossos pensamentos muito depois de lidos.

Qual é o SEU livro preferido?
Você concorda com a minha teoria?
Deixe nos comentários abaixo

         
Siga-nos nas redes sociais: